quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Os perigos por trás da embalagem de fast food



 
Nós todos sabemos há muito tempo que  comer fast food  é ruim para nós. É gorduroso, rico em sódio e a contagem de calorias é obscena. Agora vem a notícia de que a embalagem que utilizada pode ser  perigoso para a sua saúde .
Um novo estudo encontrou compostos químicos perigosos em  quase metade dos 400  recipientes de fast food testados em 27 franquias de fast food. AS embalagens testadas neste estudo veio do Big Four: McDonald's, Chipotle Grill mexicano, Starbucks e Yum! Brands, Inc., Taco Bell, KFC, Pizza Hut e WingStreet.
As substâncias em questão são produtos químicos perfluorados (PFC). Esse é o mesmo material que era usado para fazer Teflon Dupont antes que fosse  removido do mercado. Ele também é usado em carpetes, móveis, roupas e cosméticos por causa de ter a qualidade de ser repelente de água e resistente a manchas. Estamos expostos a ele todos os dias. As moléculas de PFCs se quebram no corpo humano quando ingerido e tornam-se substâncias per- e polyfluoroalkil (PFASs). 
Elas são  substâncias  químicas sintéticas altamente persistentes e  associadas ao  câncer, dano hepático, toxicidade de desenvolvimento, problemas reprodutivos, imunotoxicidade e outros efeitos sobre a saúde. Nós usamos PFCs em embalagens de alimentos porque ajudam a manter o óleo e a gordura da fritura dentro das embalagens.
Não sabíamos que os PFAS eram perigosos desta forma até o início dos anos 2000. Quando esse fato ficou claro, o governo proibiu o uso de alguns PFCs em embalagens de alimentos. Outros permanecem aprovados para tal uso.
Diferentes franquias, diferentes níveis de toxidade
O estudo,  publicado  na revista  científica Environmental Science & Technology Letters , fez algumas descobertas preocupantes sobre o que ainda é encontrado nas embalagens de alimentos hoje. Quarenta e seis por cento de embalagens de papel e 20 por cento de amostras de embalagens de fast food continha PFC. Copos de papel para bebidas quentes e frias, por outro lado, não continham níveis significativos de flúor.
Esses invólucros cercam seus hambúrgueres do McDonald's, Taco Bell e dos burritos. Suas batatas fritas, pizzas e Big Macs que também vêm em caixas de papelão. Em geral, o estudo descobriu que pães, sobremesas e alimentos Tex-Mex são mais freqüentemente envolvidos nestas formas de embalagem.
No Quiznos, Jimmy John's e Taco Time, 100 por cento das amostras de embalagens testadas deram positivo para produtos químicos perfluorados. Zero por cento  da embalagem de Carl's Jr., Five Guys e Round Table Pizza tinha esses produtos químicos. Outras cadeias como Subway, Burger King, Dunkin 'Donuts e Arby's fell tinha percentuais em algum tipo de lanche.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More