sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Água mineral de garrafa: os perigos da contaminação do plástico derivado de petróleo

A maioria das águas minerais vem em garrafas de tereftalato de polietileno, indicado no fundo da embalagem por um número 1, PET ou PETE. As garrafas, em geral, são seguras, afirma Hermes Cortesini, porta-voz da Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET).
“A resina PET é inerte, e só quando submetida a altas temperaturas, como em uma incineração não-controlada, pode liberar componentes químicos. Seu único problema é a durabilidade: o descarte indevido prejudica o meio ambiente porque o material não é absorvido pela natureza.”
Mas, a exemplo de outros debates sobre produtos químicos, ainda não sabemos quais os riscos exatos para a saúde que as embalagens de plástico e o armazenamento equivocado da água mineral podem oferecer.
Enquanto isso, pesquisadores no mundo inteiro já levantaram bandeiras de advertência com relação a certas substâncias químicas específicas. O antimônio, por exemplo, é um produto químico potencialmente tóxico utilizado na fabricação do PET. Ano passado, cientistas da Alemanha descobriram que, quanto mais tempo uma garrafa de água fica armazenada (na loja ou em casa), mais antimônio desenvolve. Altas concentrações de antimônio podem causar náusea, vômitos e diarréia. No estudo, os níveis encontrados eram inferiores aos considerados seguros pela EPA, mas trata-se de um tópico que requer mais pesquisas.
Em julho de 2007, um comitê dos
Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) concordou que o bisfenol A (BPA), produto químico encontrado no policarbonato (utilizado na fabricação de garrafões de água para resfriamento, garrafinhas de água de uso esportivo e outros plásticos rígidos, mas não do PET), pode causar problemas neurológicos e comportamentais em fetos, bebês e crianças.
Outra pesquisa, patrocinada pelos NIH, descobriu que o risco era ainda maior, afirmando que a exposição de adultos aos efeitos do BPA provavelmente comprometeria o cérebro, o aparelho reprodutor feminino e o sistema imunológico.

Fonte:http://www.selecoes.com.br/

1 comentários:

as garafas de plastico sao bem mais economicas, mais leves, numa caida ao chao nao quebrar, nao precisa levar de volta para a loja, tem muitos beneficios, e o mais importante e o custo.
as empresas nao tem que levar para fabrica, eles poupan dinheiro e tempo.
Que e bem menor que o tempo que as persoas vam ficar esperando o medico atender, e viajando para asertar um atendimento, a medicina nao tem condicoes de melhorar a situacao.
eses compostos fican en noso corpo nodificando as condicoes electroquimicas.
ao fim a organisacao da saude feliz pela procuras de solucoes de problemas que acontecem pelo fato de elas olhar para outro lado

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More